Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sugestões







Para quem é apaixonado pelo património histórico, e neste caso em particular, sobre a herança hebraica deixada no nosso país, aconselho vivamente a visitar a "Casa do Castelo".


Este edifício onde se presume que tenha sido a sinagoga da comunidade judaica do Sabugal, está situado em plena zona histórica, mais precisamente no largo de Stª Maria, lugar fronteiro ao Castelo Medieval, e após obras de recuperação, foi encontrado no seu interior um Aron Kodesh ou Hechal (designação sefardita).
Aqui, uma ressalva muito importante: para além da proprietária do imóvel ter preservado a traça original desta secular casa, soube manter e muito bem todo o conjunto feito em pedra granítica de que o Aron Kodesh é talhado, tudo isto às suas custas, sem qualquer apoio financeiro da autarquia que, moralmente teria o dever de defender um património que é da terra, mas também de todos nós portugueses.


A "Casa do Castelo" e toda a área circundante merece uma visita demorada, poderão ainda observar vestígios de marcas cruciformes em algumas casas situadas na antiga judiaria.




Proprietária - Natália Bispo
Localidade - Sabugal



Aron Kodesh - Arca Sagrada  אֲרוֹן קֹדשׁ - armário ou reentrância na parede da sinagoga, onde são guardados os Sifrei Torá - os Rolos da Torá.
A Arca está situada na parede oriental. Na Diáspora, o Aron Kodesh está posicionado na direcção de Israel, em Israel, virado para Jerusalém, e em Jerusalém em direcção ao Kotel Hamaravi, (Muro das Lamentações).








(Este é o Aron Kodesh encontrado na Casa do Castelo).