Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Judiarias de cá ...






Celorico da Beira



Vila da Beira-Serra, teve o seu grande incremento a partir do século XV, aquando da data de fuga dos judeus de Espanha, (1492).
Celorico da Beira, vila antiga, tornou-se uma terra de desenvolvimento comercial bastante grande, onde se escoavam os produtos agrícolas de toda a região. Os judeus desta localidade dedicavam-se sobretudo ao artesanato. A onismástica refere os Barrocas, Serrano, Munhom, Levi, Cohen, Leiria, Adida.
O número de habitantes desta comuna deverá ter atingido entre as 150 a 200 almas.





Gouveia



Gouveia iniciou-se com uma pequena comuna, tendo cerca de 50 judeus em meados do século XV. Já no final desse século, seriam aproximadamente quase 200 pessoas. Os Adida, Abenazo, Baruc, Faravam, Navarro e Sacuto, estão entre os apelidos mais conhecidos.
A comuna esteve ligada ao trabalho da lã, actividade principal desde há muito nesta localidade.
Depois da expulsão de Espanha, muitos judeus se refugiaram em Gouveia, bem como na Covilhã, onde houve um icremento enorme no trabalho dos laníficios.
Em 1496, ano do decreto de expulsão em Portugal, é construída uma sinagoga cujo o registo fica patente na pedra encontrada no ano de 1967, numa casa da Rua Nova, em plena judiaria da localidade.