Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ciclo Judaísmo - Abril 2012






Actividades da Superstitio

(com o apoio científico da área de Ciência das Religiões)

Ciclo Judaísmo

A Superstitio

vai realizar no mês de Abril algumas actividades relacionadas com a cultura Judaica pretendendo, desta forma, relembrar o massacre ocorrido em 1506 em Lisboa.
O programa é o seguinte:

Domingo, 22 de Abril

 

Visita por Lisboa passando pelos locais mais importantes ligados ao Judaísmo. Esta visita será guiada por:


Susana Bastos Mateus, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001), é, actualmente, bolseira de Doutoramento da FCT com o projecto de dissertação: "A comunidade sefardita de Lisboa (1480 - 1548)". Investigadora da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste», foi bolseira do projecto de investigação «Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses - Corpo prosopográfico de mercadores e gente de trato» entre Março de 2003 e Abril de 2005. Foi também bolseira de investigação científica no projecto «Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses - Corpo prosopográfico de homens de cultura e de ciência».

15€ por pessoa.

Sábado, 28 de Abril

 

Leitura e análise do texto "O Cântico dos Cânticos" por:

Paulo Mendes Pinto, director da licenciatura em Ciência das Religiões na Un. Lusófona, tem desenvolvido os seus trabalhos no âmbito da mitologia e das religiões antigas. Tem-se também dedicado à reflexão sobre a relação entre a religião, a cidadania e as instituições democráticas, sendo autor de várias obras nessa temática. É director da Revista Lusófona de Ciência das Religiões e investigador da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.

Maria Manuela Gomes, licenciada e mestrada em Ciência das Religiões.


Entrada livre.