Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Asseret Yemei Teshuvá - Os Dez Dias de Arrependimento



עשרת ימי תשובה






Os dez dias de arrependimento começam com Rosh Hashanah e terminam com Yom Kipur, estes dez dias são designados de Asseret Yemei Teshuvá.
Nestes dias somos julgados por D´us e o shofar é tocado para despertar o nosso arrependimento pelos actos cometidos durante todo um ano.
É um momento de profunda introspecção interior e de auto-avaliação, que deve ser sobretudo honesto, sem subterfúgios de qualquer espécie. É um tempo para analisar as acções menos correctas por nós cometidas antes de Yom Kipur.
É nesta ocasião que cada um de nós espera ser inscrito no "Livro da Vida", pois em relação aos outros dois (Livro da Morte e Livro dos Medianos), francamente dispenso.
Estes livros são escritos em Rosh Hashanah (Ano Novo Judaico), mas as nossas acções durante este período podem perfeitamente ser alteradas, dependendo do decreto de Hashem. As acções que alteram o decreto são "Teshuvá/Tefilah e Tsedacá", arrependimento, oração e caridade.
Os livros serão selados no Yom Kipur, sendo que este conceito de escrever nos livros dá origem à saudação comum, "Que sejamos inscritos e selados no Livro da Vida".
Entre as tradições da época, é normal e salutar procurar a reconciliação com pessoas que possamos ter prejudicado, difamado ou cometido qualquer outra injustiça. O Talmude afirma que Yom Kipur expia apenas as infracções entre o homem e D´us, para expiar a má conduta contra outra pessoa, devemos procurar essa mesma pessoa e se necessário pedir desculpa pessoalmente, só assim a meu ver, tem realmente valor a sua intenção de pedir perdão, caso contrário, é um teatro hipócrita e sem sentido nenhum, apenas para descarga de uma consciência "com peso a mais".
Após o segundo dia de Rosh Hashanah, é o Yom Guedalia, um jejum público diurno em memória de Guedalia, o governador de Judah, assassinado após a destruição do Primeiro Templo, em 586 a.e.c.
O Shabat que ocorre neste período é designado como Shabat Shuvah (O Sábado do Retorno).
Entre o mês de Elul até Kipur, vive-se os Dias de Temor - Yamim Noraim - ימים נוראים



Fontes: www.alljewishlinks.com/www.chabad.org.br