Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Que delito fiz eu...





António José da Silva



Que delito fiz eu para que sinta
o peso desta aspérrima cadeia
nos horrores de um cárcere penoso
em cuja triste, lôbrega morada
habita a confusão e o susto mora ?

Mas se acaso, tirana, estrela ímpia,
é culpa o não ter culpa, eu culpa tenho.
Mas se a culpa que tenho não é culpa,
para que me usurpais com impiedade
o crédito, a esposa e a liberdade ?



António José da Silva (O Judeu)


  
António José da Silva (o Judeu), nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1705 e faleceu em Lisboa em 1739. Descendente de uma família cristã-nova que se refugiara no Brasil, vem para Portugal com a família. Forma-se no curso de Direito na Universidade de Coimbra e em 1737 é preso com a própria esposa grávida, Leonor Maria, a mãe, tia, o irmão André e sua mulher,  todos acusados de actividades judaizantes pela Inquisição. Foi executado em 1739 num auto-de-fé.
Conhecido como dramaturgo, escritor e comediógrafo de teatro de marionetas, as suas peças foram representadas no Teatro do Bairro Alto, onde conheceram grande sucesso popular.