Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Breve história do Chanuká




 
 Chanuká
 
Designada como a Festa das Luzes, significa em hebraico "Dedicação ou Inauguração", tratando-se de uma festa que se prolonga por oito dias.
Vamos situar-nos um pouco, para assim conhecer as origens desta festa judaica:
Corria o ano de 200 a.e.c., e os judeus viviam sob uma autonomia controlada pela dinastia selêucida da Síria, pagavam impostos mas até aquela data eram livres de praticar o seu judaísmo. Por volta de 180 a.e.c., sobe ao trono Antíoco IV, e então tudo mudou.
 
 
 
 
Moeda de Antíoco IV
 
 
 
Passou a existir cada vez mais restrições no campo religioso, foram também exigidos à população mais e pesados impostos, e gradualmente houve uma tentativa de helenização de toda a sociedade hebraica, proibindo as práticas do judaísmo.
Emitiram decretos para introdução de ritos pagãos, o que originou numa primeira fase a insatisfação e posteriormente a revolta generalizada dos judeus.
No ano de 167 a.e.c., foi ordenado a colocação de um altar dedicado a Zeus no sagrado Templo e a imposição de sacrifícios de animais não kosher , e mais grave, o fim da circuncisão e a total proibição de estudar a Torah.
Foi na localidade de Modim, situada a sul de Jerusalém, que se deu finalmente a revolta dos judeus, esta foi liderada por Matatias (sacerdote da família dos Hasmoneus), acompanhado pelos seus cinco filhos: João, Simão, Eliazar, Jonatas e Judas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Após o falecimento de Matatias, foi Judas quem encabeçou o pequeno exército na vitória contra os ocupantes selêucidas em 164 a.e.c., libertando a terra de Israel, Jerusalém e seu Templo.
Judas ficará conhecido por Judas Macabeu (O Martelo).
Em Chanuká celebra-se dois grandes milagres, a vitória indescutível levada a cabo por uma pequeno exército contra um opositor bem mais poderoso, e o outro ligado à purificação da cidade e do Beit Hamicdash. No Templo constatou-se que só havia um jarro de azeite puro com o selo intacto do Cohen Gadol (sumo sacerdote), para que as luzes do Menorah (candelabro), fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas surpreendentemente durou não um dia mas oito dias, tempo mais do que suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado para o Templo.
 
 
 
 
 
 
A Judeia ficou independente até à chegada das legiões romanas, o que aconteceu em 63 a.e.c. (século I a.C.).
O mandamento principal de Chanuká é o acendimento do Chanukiá, (candelabro de 9 braços). Os oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que o Menorah ficou aceso com azeite que era para ter durado apenas um dia. O outro braço (Shamash - servente), é um braço auxiliar e serve apenas para para acendimento das restantes velas.
 
 
 
 
 
 
É tradição a miudagem brincar com o Sevivon (pião), onde em cada lado estão escritas as iniciais da frase: Nes gadol haya sham - Um grande milagre aconteceu lá, (em Israel).
Quem vive em Israel a última palavra é po - aqui.

 
 
O festival de Chanuká foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos, para celebrar este grande acontecimento para o nosso povo.
 
(Macabeus 1 versos 59)
 
 
Macabeu é um um acrónimo do hebraico "Mi Camocha Ba’e-lim Hashem" – "Quem é como
Tu, ó D’us".
 
 
 
Fontes: Enciclopédia Judaica/Wikipédia e Chabad Brasil