Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tikun Olam






Melhorar ou reparar o mundo. Na raíz das palavras em hebraico, tikun vem do verbo letaken, que significa reparar ou consertar. Já olam tem como significado mundo. Este importante conceito judaico foi elaborado pelo rabino e cabalista Isaac Luria (Jerusalém, 1534 - Safed, 1572), um conhecido estudioso e místico judeu do século XVI, que viveu na cidade santa de Safed (Tzfat - Galileia), um dos centros espirituais judaicos na Terra de Israel, depois da destruição do segundo Templo pelas legiões de Tito em 70 e.c.
Tikun Olam é constituído por um tripé de valores e práticas: tzedeká (justiça), compaixão (chessed) e paz (shalom). Na realidade, trata-se da sustentação dos valores mais básicos que qualquer ser humano deve ambicionar, um desafio na procura constante da justiça social, da liberdade, da paz e o cuidado com tudo o que nos rodeia, incluindo a natureza e o meio ambiente. 





Rabino Isaac Luria

 

Tikun Olam chama as pessoas para a acção, de acordo com os ensinamentos do rabino Luria, cada acto de bondade ajuda a iniciar a reconstrução do mundo, seja nos mais diversos campos do voluntariado, na doação de sangue e bens materiais, no cuidar dos animais e da natureza, tudo é importante, e como dizia o rabino: é agir.
A energia positiva de cada pessoa pode contagiar outros, criando elos de uma corrente de boas acções.
Tikun Olam dever ser um movimento constante e que se renova sempre.




Fontes: Wikimedia e Confederação Israelita do Brasil - CONIB
www.conib.org.br