Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Judiarias na Galiza



Das numerosas judiarias galegas existentes até 1492, destaco em particular sete. Duas delas, a de Ribadavia e Ares, são actualmente pólos de enorme interesse, quer no seu âmbito histórico, turístico ou, arquitectónico, uma vez que possuem casas medievais e outras já posteriores, construídas segundo o traçado da época.






A maior concentração de judeus deu-se na região de Ourense, e por isso, o viajante não ficará surpreendido em encontrar nesta cidade galega, o solar da antiga aljama judia em torno da Rua Nova.






Ribadavia faz parte integrante de um itinerário judaico ainda muito bem preservado, quase intacto perante a passagem dos séculos, bairro judeu formado entre os séculos XII e XIII. Temos a rua das lojas e de Santa Cruz, a Praça da Madalena, onde as casas se prolongam até à muralha.







Praça Mayor ou Praça da Madalena (Ribadavia)




Pontevedra - Aljama judia próxima da igreja de Santa Maria Maior e suas ruas adjacentes.
Santiago de Compostela - Destacar as ruas da Azabachería, Algalias e de Jerusalém.




Santiago de Compostela


Corunha - Aqui, realçar o lugar da "Pena dos Xudios", uma lembrança da presença deste povo por estas bandas, situado próximo do bairro de "A Rabiada", que foi antigamente um cemitério hebraico.






Ares - Localidade mais a norte e próxima da costa galega, possui um bairro de pescadores ainda com o aspecto inconfundível herdado da época dos judeus.
Finalmente na província de Lugo, em Monforte de Lemos, de salientar que a sua judiaria está geograficamente localizada na área mais alta da povoação.





Judiaria de Monforte de Lemos






Porta da casa dos Gaibor


Lugares cheios de memórias de um passado, para se desfrutar no presente.



Fonte: Texto de Mercedes Reig, "Viaje Por La España Judia" - Turismo de Espanha, (1985)
Fotografias: Blogue A Rúa Xudea/Celtaweb/ Turismo de Ribadavia