Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Figuras e factos






Fernando Isaac Cardoso, médico, filósofo e escritor de origem judaica, nascido em Trancoso, no século XVII.


Isaac Cardoso parece ter nascido em 1604, em Trancoso, no seio de uma família de cristãos-novos, mas que professavam o judaísmo ocultamente. No ano de 1610, foi com a família viver para uma pequena localidade espanhola entre Valladolid e Palência, Medina de Rioseco. Já em Salamanca, iniciou os estudos, aos vinte anos ensinava filosofia na Universidade de Valladolid, onde viria a doutorar-se em medicina e filosofia no ano de 1625.
Em 1630 foi para Madrid, onde ganhou notoriedade nos círculos literários e sociais, tornando-se médico da corte do rei Filipe IV.
Isaac Cardoso, conhecido como Fernando (nome cristão), durante o tempo que viveu em Madrid, publicou as seguinte obras:


-Discurso sobre el Monte Vesúvio, 1632
-Panegyrico de las excelencias del color verde, 1635
-Oracion fúnebre en la muerte de Lope de Vega, 1635
-Utilidades del agua y de la nieve, 1637
-Syncopati de febre, 1639
-Si el parto de trece y quatorce meses es natural, 1640


Vivia como cripto-judeu, mas esta vida dupla tornou-se insuportável. Alguns autores referem que foi preso pela inquisição e só aqui tomou o nome de Fernando. Em 1648, junto com o seu irmão Miguel Abraham refugiaram-se em Veneza onde se juntaram à comunidade sefardita local. 
No ano de 1652 mudou-se para a cidade de Verona, onde viveu por uns 30 anos, no gueto judaico como médico e escritor (Philosophia Libera in septem liberos distributa, 1673; Las excelencias y las calunias de los Hebreos, 1678), até à sua morte em Outubro de 1683. 





Fotografia: Starrynight 1

Fonte: "Trancoso Virtual", de Manuel Costa