Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Orações de Brites Henriques




Estas orações pertencem a Brites Henriques, uma cristã-nova que com a idade de vinte anos foi detida e encarcerada pela Inquisição de Lisboa, no dia 9 de Janeiro de 1674, juntamente com a restante família.
Orações retiradas à própria pela mesa do tribunal, possivelmente numa confissão forçada.

Foi o engenheiro de origem polaca, Samuel Schwarz, que recolheu estas preces dos processos da Inquisição do século XVII.
É de referir que há expressões cristãs misturadas com tradições da Torah:


"(...) Fazei por vosso Santíssimo nome que os Anjos que na vossa companhia estão pessão por my, me livre do poder de justiças e de falsos testemunhos e dos verdadeiros que me não impeção; livrai-me Senhor assim como livraste Noé do dilúvio a Jonas do ventre da balea aos vossos servos do forno ardente, a Daniel do lago dos leões, a Judith de Holofornes, a David do seu sogro Saul, a Santa Esther das avidas mãos de Amão (...)." Ano de 1674.


 "(...) Alto D´us de Abrahão, forte D´us de Israel, tu que ouviste a Daniel, ouve Senhor minha oração, tu Senhor que te apresentaste em tão altas alturas, ouve a mui peccadora, que te chama das baixuras (...)." 
Ano de 1674.


Brites Henriques foi colocada em liberdade em 1682, suas duas irmãs e seu pai faleceram no cárcere, e dos três irmãos presos, o mais velho, Diogo, é queimado na fogueira em 1683, dos outros, desconhece-se o destino.