Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sempre tratei...






Ainda durante a sua vida e já depois postumamente, foi publicada a sua experiência médica em Curationum Medicinalium, (Veneza, 1557-1560; Lion, 1580).


"Sempre tratei os meus doentes com igual cuidado, quer fossem pobres ou nascidos em nobreza, sem procurar saber se eram hebreus, cristãos ou sequazes da lei maometana; sempre fui parcimonioso nos honorários e muitas vezes sem qualquer paga, tendo sempre mais em vista que os doentes recobrem a saúde do que tornar-me rico pelos seus dinheiros.
Como autor de escritos médicos e ao publicar os meus livros quis só promover que a fé intacta das coisas chegasse ao conhecimento dos vindouros, sem outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da humanidade, sem nada fingir, acrescentar ou alterar em minha honra".


In Amato Lusitano - Juramento médico, Biblioteca Nacional de Portugal.