Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

José Salvador








Bandeira da Companhia das Índias Orientais.





Joseph Salvador ou José Salvador (1716 – 1786), foi o primeiro judeu e luso-descendente a exercer o cargo de Director da Companhia das Índias Orientais, pelo ano de 1753. Era descendente de judeus portugueses da cidade de Tomar, que haviam escapado à Inquisição emigrando primeiro para os Países Baixos, posteriormente para Inglaterra.

Salvador era líder da comunidade de judeus sefarditas de língua portuguesa de Londres. Foi um proeminente mercador e empresário, emprestou avultadas quantias ao governo inglês e foi escolhido para representar a comunidade judaica junto ao Rei Jorge III de Inglaterra.

Reconhecendo o potencial dos Estados Unidos como refúgio para os judeus, patrocinou a passagem de pelo menos 42 correlegionários para a Geórgia, onde fundariam uma comunidade judaica em Savannah, além de ter adquirido ele próprio uma propriedade na Carolina do Sul. Esta, que seria ocupada pelo seu bisneto Francis Salvador, patriota americano. José Salvador ficou arruinado pelo terramoto de 1755 em Lisboa, cidade em que tinha investimentos consideráveis, e pela falência da sua companhia pouco depois.




A Companhia Inglesa das Índias Orientais (mais tarde chamada Companhia Britânica das Índias Orientais) foi uma companhia formada por comerciantes de Londres, em 1600, com o nome de “Company of Merchants of London Trading to the East Indies”, a quem a rainha Elizabeth I concedeu o monopólio do comércio com as “Índias orientais” por um período de 15 anos.


A Companhia Britânica das Índias Orientais tinha o monopólio da venda do chá nas colónias. Sem concorrência, ela vendia seu produto mais caro do que o chá contrabandeado da Holanda e vendido pelos comerciantes locais. Para combater a taxa sobre o chá e conseguir mais liberdade de comércio, alguns colonos iniciaram uma campanha, pedindo ao povo que consumisse o chá Holandês, mais caro mas sem impostos. O ponto alto da campanha foi a Festa do chá de Boston. Em 16 de Dezembro de 1773, um grupo de colonos, disfarçados de índios Mohawk, abordou 3 barcos da Companhia, atirando 342 caixas de chá para as águas do porto de Boston.




Via: thesaurus.babylon.com