Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sugestão







Situada entre falésias, a Praia da Adraga possui um mar considerado perigoso devido às suas correntes, no entanto, por estar protegida pelas arribas não está tão exposta às fortes rajadas de vento, normais nesta área. Ideal para realizar passeios fora da época balnear. Está inserida na área do Parque Natural Sintra-Cascais e fica junto à aldeia de Almoçageme.






Na escarpa Sul da praia, existe a Pedra de Alvidrar ou (pedra do juízo), enorme rocha que desce, quase na vertical, até ao mar e que, segundo a tradição local, era sítio iniciático para os jovens mancebos provarem a sua valentia descendo-a e subindo-a com risco da própria vida. No mesmo local, a cerca de cinquenta metros da arriba, é imprescindível dar uma olhadela ao Fojo, poço natural muito profundo que, na sua base, tem comunicação com o mar. A gruta do Fojo resultou da acção corrosiva da água das chuvas, através das fracturas existentes nas rochas calcárias, conjugada com a acção erosiva das ondas, que originaram um labirinto de grutas, cavernas e enormes fendas. 










Consta que os romanos acreditavam existir um Tritão a tocar búzio no fundo do buraco do Fojo, com cerca de 90 metros. 

Na realidade, seria o ruído causado pelas ondas, mas na época foi até enviada uma embaixada ao Imperador Tibério para relatar o fenómeno. 
Já no período de ocupação islâmica, alguns condenados à morte eram enviados para o interior da gruta, caso sobrevivessem às marés ou de alguma queda, seriam perdoados, se porventura não regressassem, eram merecedores do terrível castigo e consequentemente culpados dos seus crimes. 



Fotos de Rafael Baptista



Fontes: sintraromantica.net/wikipédia e ezimut.com