Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estamos em vésperas...







(Pintura de Barbara Berney)




Estamos em vésperas de mais uma festividade judaica, amanhã, começa o Chanukah. 


Festa das Luzes, literalmente, "Inauguração". Esta festa recebeu o nome em comemoração do facto histórico da vitória dos macabeus sobre a ocupação greco-síria de Antíoco IV, restaurando o Templo Sagrado profanado pelos invasores, no ano de 168 a.e.c.
A origem desta revolta de patriotas judeus, foi devido a Antíoco, que dominava a Judeia, obrigar os judeus a aceitarem a cultura helenística, proibindo o cumprimento das mitzvoth (preceitos) da Torah e forçando a prática da idolatria pagã. 
Apesar da diferença entre exércitos, os revoltosos judeus (em menor número), liderados primeiro por Matatias e posteriormente pelo seu filho Judah,  impuseram uma grande derrota ao inimigo em 165 a.e.c.





"Judas Macabeu lidera os israelitas na batalha". 
Garvura de Merian Matthaeus, datada de 1630.



O Templo, violado pelos rituais estrangeiros, voltou novamente a ser purificado e consagrado e a menorah (candelabro de braços), foi reacendida com o azeite puro descoberto no Templo.






Porém, a quantidade de azeite encontrado era escasso, duraria apenas para um dia, mas "milagrosamente" durou 8 longos dias, dando tempo para que um novo óleo fosse produzido e trazido ao Templo.



Uma das mitzvoth desta festa é a divulgação do milagre de Chanukah, colocando o candelabro da festa (chanukiah) numa janela, para ser bem vísivel do lado de fora.