Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Joana Vasconcelos: o elogio da mulher portuguesa em crochet








A obra, de grandes dimensões, foi criada especificamente para o Museu de Arte de Telavive e é inspirada na mulher portuguesa. "Lusitana" fica em Israel até Abril de 2014.


 Agência Lusa 


A artista Joana Vasconcelos inagurou ontem, no Museu de Arte de Telavive (TAMA), em Israel, uma peça de grandes dimensões intitulada “Lusitana”, anunciou hoje o atelier da criadora, em Lisboa.

A intervenção da artista portuguesa foi criada especificamente para um espaço no interior do museu, intitulado “Lightfall”, que tem 30 metros de altura.

“Lusitana” é uma obra de grandes dimensões da série “Valquírias” e vai ficar suspensa naquele espaço do museu, mas com uma configuração tentacular, que projecta vários “braços”, a partir de um corpo central, para os diferentes níveis do edifício.

De acordo com o atelier, a peça, que alude à mulher lusitana, foi produzida com recurso a têxteis industriais variados, de diferentes origens, combinados com técnicas artesanais onde se destacam o crochet e os feltros de Nisa, vila do Alto Alentejo, em Portugal.




Shai Adam/Tel Aviv Museum of Art


A distribuição desta intervenção artística, que se distribui no espaço, evoca igualmente a expansão marítima lusa e a contribuição dos portugueses para o encontro e intercâmbio de culturas.

Esta exposição individual de Joana Vasconcelos vai ficar no Museu de Arte de Telavive até 24 de Abril de 2014.




Via: publico.pt/cultura/exposicoes