Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sugestão




Viana do Alentejo



Localidade alentejana, sede de Concelho, situada entre Évora e Beja, que desempenhou desde sempre um papel defensivo estratégico. 
Com vestígios remotos de ocupação humana, tem várias influências e legados da época imperial romana, e terá sido bastante danificada durante o domínio muçulmano, tendo sido repovoada já no século XII.

Para além destes povos, sabe-se que houve uma presença judaica, como comprova o brasão de Viana do Alentejo, onde nele estão inseridas duas estrelas de David, assim como também existe nesta vila, a Rua Adro dos Judeus.






Rua Adro dos Judeus
(Foto retirada do Google Map)



As suas fontes de água naturais foram motivo de fixação de habitantes ao longo dos séculos, combatendo as planícies secas da região, transformando os campos em redor da vila em hortas e quintas e dotando as pitorescas ruas de Viana do Alentejo com diversos chafarizes.






Vale a pena fazer uma visita ao seu património, que quase parece ser um mostruário de épocas e estilos, como atestam o Castelo e a Igreja Matriz, ou o Convento da Sr.ª. da Piedade ou de São Francisco (século XVI), a Igreja da Misericórdia, as Ermidas de São Sebastião e de São Vicente, o que resta do Convento de Jesus (fundado por várias senhoras solteiras e viúvas, em 1548), a Igreja de São Vicente, em Alcáçovas,









Célebre é o artesanato da região, com a famosa olaria e os tradicionais chocalhos, existindo mesmo percursos e cursos de olaria ao dispor de todos os visitantes, e um interessante Museu dos Chocalhos em Alcáçovas.



(Fotografias - lampião2000)


Via:  www.cm-vianadoalentejo.pt