Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Samuel Usque





Samuel Usque foi um escritor português do século XVI, que nasceu provavelmente na cidade de Lisboa. Devido às perseguições aos cristãos-novos efectuadas em Portugal, Samuel Usque refugia-se em Itália juntamente com Abraham Usque (um parente próximo), dono de uma importante tipografia e casa editora na província italiana de Ferrara. Foi aí, que Samuel Usque publicou em 7 de Setembro de 1553, a sua obra 'Consolação às Tribulações de Israel', três diálogos entre três pastores (Jacob, Nahum e Zacarias), escritos em estilo bíblico, em que são contadas as perseguições aos judeus. No primeiro foca a história bíblica dos judeus, o segundo a reconstrução e destruição do segundo templo de Jerusalém e o terceiro as tragédias dos judeus durante a Idade Média.






A"Consolação às Tribulações de Israel", teve uma larga e importante difusão entre os cristãos-novos exilados pela Europa, o que contribuiu para que fosse colocado no Index dos livros proibidos pela Inquisição.
Esta obra, considerada como um dos monumentos da prosa portuguesa do séc. XVI, começou por circular em Inglaterra, sendo depois reimpresso na Holanda no ano de 1599.


Livro dedicado à " ilustríssima Senhora Dona Grácia Nasi, coração da nação portuguesa...para vos testemunhar a minha gratidão pelos numerosos favores que recebi da vossa mão". 


Dedicatória que confirma o financiamento desta obra por parte de Grácia Nasi.





Fontes: jewishencyclopedia.com
Blogue da Rua da Judiaria
www.arlindo-correia.com
sefarad.revistas.csic.es