Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Belmonte - Museu Judaico com dez mil visitantes no primeiro semestre do ano




O Museu Judaico de Belmonte registou no primeiro semestre de 2014 cerca de dez mil visitas, um número superior aos 8.838 visitantes registados no mesmo período de 2013.


Café Portugal/Lusa | Sábado, 2 de Agosto de 2014






Portugal (6.526 pessoas) e Israel (1.720) como os principais países de proveniência das pessoas que passaram pelo Museu Judaico.


«Seguem-se Espanha (241), Estados Unidos (220), Brasil (182), Inglaterra (119), França (104), sendo ainda de sublinhar a afluência de 209 residentes do concelho de Belmonte, 66 entradas oriundas da Austrália, 41 do Canadá, 25 da Rússia, 22 da Suíça, 18 da Holanda, 16 da Polónia, 11 da China e idêntico número da Argentina, 10 da Eslováquia e igual número da República Checa», consta da nota de imprensa.


Itália, México, Peru, Japão, Ucrânia, Noruega, Bulgária, Turquia, Grécia, Bélgica, Irlanda, Singapura, Nova Zelândia, Dinamarca, Cambodja e Nepal são igualmente países referidos na lista das proveniências dos visitantes.


A autarquia assinala ainda «o significativo aumento do público israelita, que, de forma organizada, em grupo ou individualmente, esteve no Museu Judaico» para contactar com «as vivências dos judeus, sobretudo da Comunidade Judaica de Belmonte e da Beira Interior».








«Casos houve em que os grupos foram integrados por sobreviventes dos campos de concentração nazi e do Holocausto», está sublinhado.


O Museu Judaico de Belmonte foi inaugurado em 2005 e dá a conhecer a história da religião judaica, com principal ênfase em Portugal e em particular para a Comunidade Judaica de Belmonte.



Fotos: C.M.Belmonte



Via:  www.cafeportugal.pt